-
Arquitetos: Alexis Dornier
- Ano: 2019
-
Fotografias:KIE
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lift é um pequeno hotel experimental no topo de uma árvore, localizado em um subúrbio de Ubud e Bali. Nosso escritório de arquitetura está próximo a ele, e o início do projeto foi um campo de teste para ideias sobre como erguer estruturas do solo para ter um impacto menos invasivo, mais econômico e mais rápido de construir.
Muitos projetos nesta ilha utilizam grandes quantidades de concreto, e a experiência em geral é a mesma. Queríamos desafiar isso e criar uma arquitetura leve, e ao mesmo tempo sugerir uma mistura surrealista de estruturas industriais não permanentes integradas em uma floresta tropical. Cada uma das estruturas tem uma organização, material e aparência diferentes.
Em algum lugar entre o passado e o futuro, buscou-se unir diferentes aspectos de Bali em uma experiência memorável, e cria um pano de fundo para fotos. O parque, tal como o cenário, abriga uma pequena sauna, uma pequena piscina, bar, bancos e pequenas áreas de lazer. Além disso, o deck de ioga muito acima do solo fornece razão suficiente para ficar lá por alguns dias. Estamos planejando estender o hotel mais abaixo até o rio.
Nosso objetivo era criar espaços onde as pessoas pudessem se recuperar desconectadas do solo, sem pretensões e protegidas. Queríamos evocar uma sensação de impermanência e permitir que outras estruturas experimentais encham os espaços vazios no futuro. Agora estamos colaborando com outros arquitetos para experimentarmos novas formas, materiais e ideias organizadoras, tudo ao redor da ideia de estruturas fora do solo.
Aproveitar a altura em aspectos como o resfriamento e sombreamento passivos através das árvores, estar distante dos arbustos com mosquitos, e simplesmente estar em outro ponto de vista, foram algumas das ideias que configuraram o projeto deste lugar.